Protecção Ambiental

Dossier-Apresentação-gira-Sol_2015_Página_20_Imagem_0001Em parceria com o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Febres, a gira Sol participou na recuperação da Lagoa dos Coadiçais, acção que teve apoio de fundos comunitários.
Na Lagoa foi feita a limpeza geral de taludes, limpeza e recuperação da vegetação arbórea e arbustiva da área envolvente, beneficiada com a criação de estacionamento, arranjo da pista de corta-mato já existente e construção de um circuito de manutenção.
Foram ainda executadas protecções em madeira, cais para a prática de pesca desportiva e construídos espaços verdes e de lazer, incluindo parque de merendas. Nos próximos anos, a gira Sol irá desenvolver trabalhos de manutenção e limpeza das zonas verdes, bem como divulgar a utilização do espaço descrito.
Nesse sentido, é organizado todos os anos, pela equipa de atletismo, um corta mato que conta com a participação de mais de uma centena de atletas e que é finalizado sempre com umgrande almoço de convívio.
A protecção ambiental está ainda patente em todas as actividades diárias da gira Sol, quer na sede como no jardim-de-infância.
Neste último são ainda incutidas práticas ambientais aos mais novos, aprendendo a separar devidamente os lixos, e a utilizarem materiais recicláveis na elaboração de diversos trabalhos.