Pavilhão Desportivo de Febres

Dossier-Apresentação-gira-Sol_2015_Página_10_Imagem_0001O Pavilhão Desportivo de Febres é uma ambição antiga da vila de Febres, e o maior desígnio actual da gira Sol.
Actualmente está em fase de conclusão.
O Pavilhão está projectado na área onde será edificado o Parque Desportivo de Febres, com campo de futebol, pista de atletismo e um parque de lazer. Com uma área coberta de 1.900 metros quadrados, o edifício irá dispor de um recinto desportivo, balneários e bancadas laterais com 300 lugares sentados. A área desportiva, com um pé direito de sete metros, é valorizada com a construção, num bloco contíguo, de modo a que o recinto coberto com um piso especialmente adequado a multifunções, possa acolher também utilizações culturais e sociais.
O pavilhão está projectado para acolher qualquer actividade desportiva indoor, (como sejam os casos do basquetebol, voleibol, andebol, atletismo, badminton, karaté, ginástica, ou futsal). Cremos que a estrutura se constituirá como um veículo de profissionalização da prática desportiva a nível concelhio, mas extravasará fins exclusivamente desportivos, pretendendo-se um projecto que, depois de concluído, se torne num pólo de desenvolvimento de referência também ao nível cultural, em toda a Região Centro.
No que concerne à vertente desportiva, o pavilhão será, naturalmente, utilizado por pessoas dos mais variados escalões etários, contudo será particularmente relevante para os escalões mais jovens das modalidades, que neste momento vêem a sua prática fortemente influenciada por factores climáticos, uma vez que apenas têm ao seu dispor espaços outdoor, identificando neste projecto todos os requisitos para uma adequada formação. É fundamental ressalvar ainda que, a criação deste espaço permitirá albergar da melhor forma competições diversas, de âmbito regional e, mesmo, nacional – factor que tem vindo a consubstanciar-se como uma carência da região.
Por outro lado, ambiciona-se também a assunção de um papel fulcral no apoio a diversas instituições locais – como escolas, associações
e clubes – que experimentam uma clara necessidade de um espaço que permita fomentar, quer a prática desportiva, quer actividades culturais, com condições ímpares, cabendo-lhe ainda um estatuto de elemento unificador dessas diversas entidades.

Dossier-Apresentação-gira-Sol_2015_Página_11_Imagem_0001 Dossier-Apresentação-gira-Sol_2015_Página_11_Imagem_0002Como complemento à utilização desportiva, o Pavilhão Desportivo de Febres vem ainda saciar a ausência de espaços que permitam
o desenvolvimento de actividades culturais – exposições, congressos, formações, teatros, espectáculos musicais, cinema, convívios entre grupos –, indo ao encontro de um outro crucial objectivo da Associação. Do mesmo modo, outras colectividades de índole cultural, locais e regionais, reclamam a existência de um espaço com estas características. No seu género, o empreendimento foi já considerado o mais ousado do concelho de Cantanhede e um dos melhores da Região Centro.
Assim, facilmente se conclui pela relevância deste equipamento para o desenvolvimento desportivo e cultural de toda a região centro, servindo não só estruturas organizadas, mas também a população em geral, sendo, indiscutivelmente, uma obra “de todos e para todos”.