Jardim de Infância

No que concerne à primeira infância, a gira Sol começa por definir como prioritário o desenvolvimento cognitivo, físico e psíquico dos seus utentes, que têm idades compreendidas entre os 3 meses e os 6 anos de idade.

Esta valência é já frequentada por uma centena de crianças, a sua capacidade máxima, apelando às famílias que tenham um envolvimento permanente nas numerosas actividades da instituição. No decorrer de cada ano lectivo, são ministradas actividades extra pedagógicas – música, ballet, ginástica, natação e inglês – a todos os utentes, sem qualquer encargo adicional para as famílias, proporcionando assim uma aprendizagem mais completa. A  Direcção da gira Sol pretende ainda, no decorrer deste triénio,
incluir mais algumas actividades que entende serem muito relevantes no processo de desenvolvimento de cada criança.
O modelo que se pretende implementar assemelha-se ao desenvolvido, há diversos anos e com excelentes resultados, nos países do norte da Europa, onde as crianças são estimuladas desde tenra idade.
O Jardim de Infância gira Sol continua a acompanhar os seus utentes mesmo após a sua saída para a escola do 1.º ciclo. São realizadas reuniões anuais, antes do início de cada ano lectivo, onde as educadoras de infância transmitem os progressos e as dificuldades de cada criança, às novas professoras que irão acompanhá-las nesta nova fase de ensino. Este modelo permite um desenvolvimento personalizado e individualizado, criando estímulos e normas de conduta, para que possam ser mais tarde excelentes profissionais, em diversas áreas.